AACD HOSPITAL

Em 2014, a AACD Hospital completou 21 anos e mantém-se entre as cinco maiores unidades hospitalares de cirurgia ortopédica de alta complexidade do Brasil. Apenas em 2013, realizou 7.905 procedimentos. Também reconhecida pela equipe médica especializada, a Unidade conta com recursos tecnológicos de última geração e infraestrutura de ponta, como arco 3D, para o atendimento de pacientes de convênio, particular e também gratuitos, via SUS.


Com um baixíssimo índice de infecção hospitalar — inferior a 0,6%, quase um quarto da meta traçada pela National Healthcare Safety Network (NHSN), que é de 2%. “Esse baixo índice é uma grande conquista, principalmente, considerando as cirurgias ortopédicas de alta complexidade, que são bastante invasivas”, afirma o superintendente Hospitalar, Pedro Lacava.


Entre os atendimentos, as cirurgias pediátricas ainda são a maioria, mas com o amadurecimento dos pacientes, o número de adultos tem aumentado. Nesse sentido, a AACD Hospital oferece tratamento inédito para Parkinson, com processo de reabilitação conduzido por uma equipe multidisciplinar.


Outro destaque é o Centro de Pesquisas Clínicas, sob responsabilidade do reumatologista Morton Scheinberg. A área tem colaborado na obtenção de novos medicamentos para o tratamento do lúpus – doença autoimune que afeta as articulações, pele e outros órgãos.


Além da equipe especializada, o complexo hospitalar oferece atendimento completo ao se integrar às outras instalações da Instituição, como a AACD Terapia e a AACD Diagnóstico. Este último, equipado com um dos únicos aparelhos de ressonância magnética com campo aberto do País, que elimina a necessidade do paciente entrar no aparelho onde o exame normalmente é realizado, amenizando traumas e reduzindo o desconforto de pessoas que sofrem de claustrofobia.


Sempre visando as melhores práticas, a AACD Hospital está implantando grandes projetos. Em 2013, a diretoria médica está focada em uma frente de segurança hospitalar e do paciente como parte das iniciativas para obter a acreditação da Joint Commission International (JCI), certificação que reforça a credibilidade da instituição em quesitos como segurança, qualidade de atendimento e gestão.


Inaugurado como Hospital Abreu Sodré unificou sua marca com a da AACD, em 2013, para conectar ainda mais à expertise da Instituição e reforçar na sua imagem a qualificação e especialização da equipe AACD, além de dar força à missão de ajudar na busca pelo bem-estar de pessoas com deficiência física.